
e segurança
A menopausa acontece geralmente com mulheres entre 45 e 52 anos. Antes mesmo da última menstruação acontecer, alguns sintomas podem surgir como a atrofia vaginal, que é conhecida também como ressecamento vaginal. Algumas mulheres ainda possuem vergonha sobre o assunto e acabam não entendendo como isso ocorre e quais são os tratamentos. Continue lendo para saber mais!
POR QUE ACONTECE O RESSECAMENTO VAGINAL NA MENOPAUSA?
É importante entender que o período menstrual representa a fertilidade feminina e quando ocorre a menopausa os níveis de estrogênio vão diminuindo até acabarem por completo. O estrogênio é o hormônio sexual feminino responsável por diversas funções do corpo, incluindo a lubrificação vaginal, por isso quando o corpo não produz mais esse hormônio ocorre a secura vaginal.
RESSECAMENTO VAGINAL SIGNIFICA O FIM DA RELAÇÃO SEXUAL?
Não. Apesar do corpo não produzir estrogênio, isso não significa que a relação sexual está comprometida. Existem diversos métodos que podem ser utilizados que lubrificam a vagina para o ato sexual.
MÉTODOS E TRATAMENTOS INDICADOS:
. Creme vaginal a base de estrogênio
Creme vaginal é composto de uma mistura do hormônio sexual feminino obtido de fontes exclusivamente naturais, podendo ser utilizado na vagina e na região da vulva para lubrificação.
. Lubrificantes íntimos
Existe uma gama grande de lubrificantes íntimos, como por exemplo a base de água, silicone, óleo, entre outros. O importante é escolher o que melhor se adapta ao seu organismo, mas é importante conversar com seu ginecologista.
. Reposição hormonal
Essa opção pode ser indicada dependendo dos sintomas da paciente e é preciso ter uma avaliação prévia por um profissional.
SUA SAÚDE ALIADA À SUA FELICIDADE
Estar com a saúde em dia possibilita maior qualidade de vida e bem-estar. Converse sempre com seu médico para sentir-se feliz!
DE OLHO NO INSTAGRAM!
Você já acompanha a CLÍNICA DR. AMILCAR BETTINI no Instagram? Lá você encontra diversos conteúdos como posts e vídeos falando sobre a saúde da mulher, implante hormonal e reposição hormonal. Clique aqui para saber mais.