
e segurança
A libido é a manifestação do desejo sexual, por ser regulada por hormônios, e tem grande influência das emoções. Esse desejo pode ser impactado por todas as esferas da vida, podendo afetar o bem-estar e a qualidade de vida.
Quer entender quais as causas, sintomas e tratamentos da falta de libido?
Então, acompanhe a leitura com a gente!
A libido feminina está intimamente ligada a uma série de combinações, como autoestima elevada, mente tranquila, bom conhecimento do seu corpo, saúde em dia, além, é claro, do equilíbrio hormonal e da saúde do relacionamento.
Por isso, é comum que as mulheres apresentem a libido diminuída em períodos de tensão, cansaço, frustração ou menopausa.
No período fértil (fase do ciclo menstrual com maiores chances de engravidar), por exemplo, a mulher tem sua libido modificada, justamente pelo hormônio masculino, a testosterona, produzida pelos ovários e suprarrenais. Nesse momento, os seus impulsos sexuais alteram e ela tem mais desejo sexual para que a concepção aconteça.
Além disso, a falta de desejo também pode ser reduzida durante a própria relação sexual. Portanto, também depende de como o casal lida com esse momento e com o relacionamento cotidiano.
CAUSAS COMUNS:
Fatores emocionais: Estresse, ansiedade, depressão e conflitos no relacionamento podem impactar qualidades na libido.
Alterações hormonais: Mudanças hormonais associadas à menopausa, gravidez, amamentação e uso de contraceptivos.
Problemas de saúde: Condições médicas como diabetes, doenças cardíacas e distúrbios hormonais podem contribuir para a falta de libido.
Medicamentos: Certos medicamentos, como antidepressivos e antipsicóticos, podem causar efeitos colaterais que afetam o desejo sexual.
O QUE FAZER PARA RECUPERAR O DESEJO:
Converse com um profissional de saúde: Se a falta de libido estiver causando preocupação, consulte um médico. Ele pode ajudar.
Mantenha um estilo de vida saudável: Alimentação balanceada, exercícios regulares e uma boa noite de sono podem contribuir.
Gerencie o estresse: Práticas de redução do estresse, como yoga, meditação e terapia, podem ajudar a diminuir a ansiedade que afeta a libido.
Explore a terapia sexual: A terapia sexual com um profissional especializado pode ajudar casais a abordar problemas relacionados ao desejo sexual e à intimidação.
Considere uma terapia hormonal: Em alguns casos, uma terapia hormonal pode ser recomendada para tratar desequilíbrios hormonais subjacentes, mas converse com seu médico para ver o que é mais indicado para você.
Comunique-se: Abra o diálogo com seu parceiro(a) sobre suas preocupações e necessidades sexuais. A comunicação é fundamental para superar os desafios.
Na CLÍNICA DR. AMILCAR BETTINI nossa equipe altamente qualificada aborda temas fundamentais, como cuidados específicos para a saúde feminina e métodos saudáveis. Estamos prontos para oferecer um atendimento excepcional, sempre priorizando o seu bem-estar. Venha conhecer mais sobre como podemos ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Saiba mais aqui!
A chama do desejo nunca se apaga; ela apenas aguarda o momento certo para brilhar novamente.